Artigos

Não confunda suplementos alimentares com suplementação para atletas

Hoje, quando se fala em suplementos alimentares, no geral, eles são facilmente confundidos com os suplementos para atletas. No entanto, suplementos alimentares vão muito além dos suplementos destinados especificamente aos atletas.

De acordo com Daniela Tomei, farmacêutica, assessora do grupo de Suplementos Alimentares da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), “no Brasil os suplementos são compostos vitamínicos e ou de minerais que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação.”

Ela explica que, de acordo com a regulamentação no país, os suplementos devem conter apenas vitaminas e/ou minerais com no mínimo de 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), na porção diária indicada pelo fabricante. “Eles não podem substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva”, alerta.

Daniela informa ainda, que em muitos países, a categoria de suplementos alimentares, abrange, além das vitaminas e minerais, outros nutrientes como fibras e aminoácidos, substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, como os antioxidantes licopeno e luteína, além de ácidos graxos como omega 3.

No Brasil, por questões regulatórias, “os produtos contendo outras substâncias (além de vitaminas e minerais) não são identificadas como suplementos alimentares no rótulo, o que contribui para a confusão”, lembra a farmacêutica. Ela acrescenta que, “para conceituar os suplementos alimentares de acordo com o que se tem ao redor do mundo e orientar melhor o consumidor deste tipo de produto, em Janeiro de 2010 a ABIAD propôs uma atualização da regulamentação dos suplementos no país, já em avaliação pela Anvisa. Hoje, um grupo formado por empresas associadas à ABIAD em parceria com empresas associadas à ABENUTRI, trabalha para ampliar esta discussão dentro da Agencia Reguladora.

Assim, “a diferença entre suplementos alimentares dos suplementos para atletas está na composição mais abrangente dos suplementos alimentares e na sua finalidade de uso”, conclui Daniela Tomei.

0 thoughts on “Não confunda suplementos alimentares com suplementação para atletas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *