Artigos

Mortes por diabetes crescem 47,2% no país

No Brasil, segundo um estudo do ministério da saúde, as doenças cardiovasculares ainda são as que mais matam. Mas perderam um pouco da força. E cresceu a preocupação com a diabetes.

As mortes por doenças como infarto e derrame caíram 20%, em 16 anos. Já as mortes por diabetes cresceram 47,2%. Passaram de 16 para 24, por 100 mil habitantes. A situação é pior no Nordeste e entre homens, com mais de 60 anos.

A estimativa é que 11 milhões de pessoas tenham a doença, mas apenas 7,5 milhões sabem.

A diabetes ficou mais comum e mais perigosa no país à medida que o brasileiro foi mudando seus hábitos alimentares. Hoje, 43% da população estão acima do peso. Para o Ministério da Saúde, há uma relação direta entre essas duas realidades.

“Nós podemos atribuir isso À transição nutricional por que passa o país e o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade. O sobrepeso ele é um fator de risco pras diversas doenças crônicas”, disse a coodenadora da pesquisa, do Ministério da Saúde, Déborah Malta.

Na prática, o brasileiro está comendo menos frutas e verduras. E abusando de massas, alimentos gordurosos e com excesso de sal. Um médico faz um alerta: é preciso que a doença seja diagnostica cedo para evitar complicações. A mudança de hábitos também é fundamental.

“Introduzir atividade física regular, manter uma dieta equilibrada, diminuir o nível de estresse, tudo isso são fatores agravantes. Em se reduzindo esses fatores agravantes, com certeza as complicações vão ser menores”, disse o geriatra Eduardo Vasconcelos.

Desde que descobriu a diabetes, há 22 anos, seu Pedro decidiu mudar a rotina. “Você tem que mudar o seu comportamento, quando você descobre uma doença dessa. Porque sabe que é uma doença que não tem cura. Mas a pessoa pode ter uma qualidade de vida razoável ou boa se souber cuidar”, contou Pedro Silverio Netto.

Jornal Nacional – Globo.com

edição do dia 19/11/2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *