Notícias

Anvisa deve mudar rótulo de suplemento alimentar

Matéria publicada no Estado de SP no último sábado dia 13 de junho, relata que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer que barras de proteína, repositores energéticos, sachês e outros suplementos alimentares sejam classificados como alimentos para atletas.

“Para quem faz exercícios moderados, mesmo que todos os dias da semana, uma alimentação balanceada é suficiente. Não é preciso suplementos”, afirma a gerente-geral de alimentos da agência, Denise Resende. O efeito prático é que esses alimentos passariam a estampar advertência de que são produtos destinados a atletas. 

Esqueceram de dizer, porém, que além de mudar o rótulo a nova portaria retira do mercado alguns suplementos consumidos há mais de 10 anos, sem nunca ter apresentado casos de efeitos adversos, como os BCAA’s. Com isso a Agência restringe o direito de consumo destes suplementos, não só por não atletas, mas também por todos os Brasilieiros, que serão obrigados a “importar” suplementos para consumo próprio, uma vez que os mesmos não poderão mais ser produzidos e comercializados no país.

Além disso, esta nova portaria é mais uma prova da atitude tutelar da Agência, que tira o direito de escolha do cidadão brasileiro, uma vez que não permite que o consumidor escolha qual a melhor forma de compor sua dieta equilibrada e balanceada, ou seja, se fará uma refeição apenas com alimentos in natura, ou com alimentos industrializados, como os suplementos.

Para visualizar a matéria na íntegra, acesse:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090613/not_imp386629,0.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *