Notícias

Proteste orienta consumidor a escolher WheyProtein

Para praticantes de atividades físicas, proteínas  – como as do soro do leite (Whey Protein) – são grandes aliadas no alcance de objetivos específicos.

Isso graças a fácil capacidade de digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo, aliado a um excelente perfil de aminoácidos.

Embora não seja o único suplemento proteico no mercado, o Whey Protein caiu no gosto dos consumidores, tornando-se um dos mais populares dos últimos tempos.

A fama não veio à toa: o produto pode ajudar a suprir carências proteicas da dieta, além de estimular a hipertrofia muscular.

ganho-de-massa-whey

Mas fique esperto: há produtos com concentrações proteicas abaixo da média  

Infelizmente, existem alguns suplementos que se passam por algo que não são.

Para você ter uma ideia, segundo estudos, um bom Whey Protein concentrado deve ter, em média, de 70% a 80% de proteínas do soro do leite em sua composição e baixa concentração de carboidratos.

Porém o mercado está repleto de produtos que se dizem Whey Protein mas apresentam concentrações proteicas inferiores a 50%.

Ou seja, em 100g de produto, apenas 50g são proteínas e, o restante, corresponde a carboidratos, gorduras, entre outros ingredientes adicionados apenas para completar a mistura.

whei-abaixo-da-media

 

Uso da quantidade por dose – não caia nessa publicidade!  

Algumas embalagens podem enganar o consumidor ao mostrar a quantidade de proteína por dose e não a proporção da concentração proteica, que é o que realmente deve ser levado em conta.

A Integralmedica, por exemplo, estampa no rótulo do produto Nutri Whey Protein: 30g de proteína por porção, porém a porção é de 120g, ou seja, possui 25% de concentração proteica., sendo o restante composto basicamente de carboidratos.

Os suplementos proteicos para atletas (Whey Protein) analisados em nosso teste, possuíam uma média de 23g de proteínas do soro do leite em uma média de porção de 32g, ou seja, 71% de concentração proteica.

Outro detalhe importante desses “pós para preparo de bebidas” é que eles rendem muito pouco, pois a dose indicada para consumo é alta e, com isso, o produto acaba mais rápido.

qualquer-adulto-pode-tomar-whey

Por exemplo, o produto Whey Waxy da marca Body Builders indica em seu rótulo uma porção de 50g, mas como seu peso total é de 900g, seu rendimento é de 18 doses.

Já o produto Nutri Whey Protein da Integralmedica, sugere uma porção de 120g, mas como o produto pesa 907g, seu rendimento é de apenas 7,5 doses.

Em nosso teste, vimos que a média de rendimento dos Suplementos Proteicos testados foi de 28 doses.

Ou seja, além de terem uma maior concentração proteica com menores taxas de carboidratos, esses Wheys rendem mais do que os que se denominam “pó para preparo de bebidas a base de proteínas”.

Teste com tipos de “pó para preparo de bebidas a base de proteínas”

E, assim como em nosso teste de suplementos proteicos para atletas, foi analisado se os valores informados na embalagem desses produtos correspondem às quantidades de proteína e carboidratos realmente encontradas dentro dela.

Para essa análise, levamos em conta a resolução da Anvisa, para alimentos em geral, que determina: “informações nutricionais podem apresentar variação de até 20% por porção (para mais ou para menos).”

Fonte: https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/bem-estar/noticia/whey-protein-cuidado-para-nao-ser-enganado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *